A vila de Linda-a-Pastora tem uma mina de água situada na Avenida Tomás Ribeiro, em frente ao Hotel Amazónia, que alimenta o Chafariz de Linda- a-Pastora, localizado ali bem perto, na Rua Manuel Pereira de Azevedo, bem próximo da Igreja de S. João Baptista.
A Mina de Linda-a-Pastora, como é chamada, foi, juntamente com o Chafariz homónimo, alvo da abertura de um procedimento administrativo, em 2014, com vista à eventual classificação como Monumento de Interesse Municipal e consequente proteção.
As localidades de Queijas e Linda-a-Pastora são ricas em aquíferos. Os solos basálticos da região retêm a água em toalhas pouco profundas, facilitando a sua captação. O abastecimento destas populações foi assegurado durante séculos por várias minas.
A galeria da mina de Queijas terá sido criada durante a segunda metade do século XVIII, quando foram construídas na região várias obras públicas para melhorar o abastecimento de água às populações. Os aquedutos de Carnaxide e das Francesas são desta época.
VISITAS ORGANIZADAS PELA UNIÃO DAS FREGUESIAS
Com cerca de 80 metros de extensão, a galeria da mina tem uma altura que varia entre 1,5 metros e 2,5 metros. Podem observar-se estalactites e um pequeno lago no interior. Durante muito tempo, esta foi a única fonte de abastecimento de água disponível na localidade.
A galeria que leva à nascente de água pode ser visitada, encontrando-se eletrificada para o efeito. Mais informações sobre as visitas, que estão condicionadas a pequenos grupos, podem ser solicitadas junto dos serviços da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas.
A água proveniente da nascente recolhida através da galeria da mina era canalizada para o chafariz situado mais abaixo, onde a população se abastecia e dava de beber aos animais. Por ter propriedades especiais, era igualmente utilizada para regar os campos em redor.
Não é conhecida a data certa da construção do Chafariz de Linda-a-Pastora. Sabe-se, contudo, que foi restaurado no século XX, apresentando-se atualmente como um tanque retangular com duas bicas enquadrado por dois pilares e decorado com um painel de azulejos azuis e brancos.