Desconhece-se ao certo a data da construção da Igreja de São João Batista, em Linda-a-Pastora, freguesia de Queijas. Porém, segundo referências do séc. XVIII, na altura “o estado da Capela era já tal, que precisou de ser totalmente renovada” . Isto, leva a crer que a sua existência seria bastante anterior, possivelmente do século XVI. De estilo barroco, o edifício apresenta alguns pormenores arquitetónicos muito antigos, como o lajedo da entrada. O templo, de linhas simples, tem na fachada um frontão triangular e uma torre sineira. No interior destacam-se os lambris de azulejos policromados e o altar dedicado a São João Batista, padroeiro desta localidade da freguesia.
Com a instauração da República, em 1910, foi proibido qualquer tipo de culto neste templo, tendo permanecido vários anos ao abandono. A certa altura, os bombeiros locais ocuparam este espaço religioso, fazendo dele uma arrecadação de parte do seu material, sobretudo, o já fora de uso. No ano de 1933, foi registado predialmente passando a ser património da Junta de Freguesia de Carnaxide. Durante vários anos, os párocos Padre Francisco Costa e o Padre Manuel Martins tentaram que este imóvel fosse entregue à sua anterior detentora, a Paróquia de Carnaxide. Isto foi finalmente conseguido a 20 de abril de 1990. No dia 25 de janeiro de 1999, no Cartório Notarial de Algés, com a presença do Padre José Jorge de Sousa Alves - pároco de Carnaxide – e do Padre José Correia Gonçalves - pároco de Queijas - foi lavrada escritura de doação da Capela Pública de São João Baptista de Linda-a-Pastora para a Paróquia de Queijas.
Esta igreja celebra todos os anos, no dia 8 de setembro, a festa da Natividade de Nossa Senhora, invocando Maria como a Senhora da Luz.
No âmbito da uma estratégia de preservação e valorização do património edificado, o município de Oeiras aprovou recentemente o financiamento das obras de restauro e restauração desta capela que é reconhecida no Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras.