Instalado no Jardim Cesário Verde, no centro de Queijas, o Monumento de Homenagem aos Dadores de Sangue, da autoria da escultora e pintora Patrícia Garrido, foi inaugurado pela Câmara Municipal de Oeiras a 11 de junho de 2013.
O monumento foi apresentado como sendo “um símbolo de gratidão”, criado na sequência de uma solicitação da Junta de Freguesia de Queijas, a partir de uma iniciativa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Paróquia de Queijas (ADBSPQ).
Fundada em 28 de abril de 2000, a ADBSPQ tem organizado inúmeras recolhas de sangue em colaboração com o Instituto Português de Sangue e Transplante, Hospitais, CMO, Igreja e Juntas de Freguesia. Em 2002, foi classificada como uma Instituição de Utilidade Pública.
Com fins puramente humanitários, a ADBSPQ foi designada como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em 2006. O seu principal objectivo é “a protecção de vidas humanas, por meio das dádivas de sangue, de forma benévola, voluntária e anónima”. Estas recolhas de sangue para fins terapêuticos destinam-se, assinala a associação, “a todos os doentes da comunidade que dele necessitem, independentemente da sua nacionalidade, raça, credo religioso ou político, condição social e económica”.
ESCULTORA CONSAGRADA
Patrícia Garrido, autora da escultura exposta no Jardim Cesário Verde, nasceu em Lisboa em 1963, tendo-se formado em Pintura na Escola Superior de Belas- Artes de Lisboa, em 1989. Ao longo da sua carreira, tem participado em inúmeras mostras colectivas e individuais.
A artista está presente em várias colecções públicas, entre as quais merecem destaque o Museu do Chiado, a Fundação de Serralves, o Museu de Arte Contemporânea do Funchal e a Fundação EDP. Em 1998 recebeu o Prémio da União Latina.